sábado, 2 de outubro de 2010

A CIDADE QUE MORO.....

Geografia

Localiza-se a 29º41'19" de latitude sul e 51º27'40" de longitude oeste, a uma altitude de 31 metros. Sua população em 2007 era de 56.790 habitantes.
Possui uma área de 440,84 km².

Aspectos históricos


As terras de Montenegro estavam entre as primeiras a serem desbravadas por portugueses e espanhóis após o descobrimento do Brasil. O rio Caí foi importante rota para mercadores espanhóis que subiam o rio da Prata e portugueses, vindos da Lagoa dos Patos pelo rio Jacuí. Os desbravadores faziam incursões terrestres, com o objetivo de explorar e dominar terras, além de procurar índios para usá-los como mão-de-obra na mineração e engenhos de açúcar nas capitanias do Norte
Montenegro está na região que os indígenas denominavam Ibiaçá, que significa "Travessia do Caminho do Rio". Esta região abrangia desde a ilha de Santa Catarina até a margem esquerda do rio Jacuí. Nela estava incluída a região de Ibiá, que se estendia entre as bacias dos rios Taquari e Caí.
Por volta de 1635 os índios Ibiraiaras habitavam a região. Falavam diferentes línguas e tinham costumes diferentes dos Tupis. Eram chamados de bilreiros, por usarem nos lábios botoques semelhantes a bilros. Usavam grandes tacapes, manejados com perícia

Artes

Recebeu o título de "Cidade das Artes" e conta com o complexo de artes cênicas e visuais da UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), que é um convênio com a Fundarte (Fundação Municipal de Artes de Montenegro).

Mídia

Televisão
Em Montenegro está localizada a sede da TV Cultura do Vale, canal 53 UHF.


Rádio

Jornais
Há quatro jornais com sede em Montenegro:
Revistas
Guias comerciais

Pontos de interesse

Cais do Porto


Inaugurado em 7 de setembro de 1904, o porto da cidade sobre o rio Caí era ponto de desembarque das famílias de imigrantes que vinham de Porto Alegre em direção às novas colônias.
Hoje, os adeptos de caminhadas e mateadas utilizam a infra-estrutura do Cais do Porto. Ele recebeu bancos, quiosques e calçadão em quase toda a sua extensão. O rio Caí, considerado um cartão postal da cidade,






Morro São João

O Morro São João é avistado de longe pelos que chegam ao município. Localizado no centro da cidade, possui uma estrada de acesso e dois mirantes. Diz a lenda que o morro é um gigante adormecido.

Casa da Atafona

Atafonas são prédios destinados a produzir farinha de mandioca. A palavra é de origem árabe, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio, 2ª edição, pág. 190: attahuna (at-tahunâ), significando moinho ou, ainda, pedra de moinho.
A dedicação da família de Martim Maurer é um exemplo de agricultura ecológica. Bisneto de imigrantes alemães e um dos fundadores da maior cooperativa de sucos cítrico orgânicos do Rio Grande do Sul, a "ECOCITRUS". Na Casa da Atafona, antiga casa dos seus bisavós, a história da família alemã no RS e a prática da agricultura saudável estão a disposição de todos os que desejam conhecer um pedaço da história do Brasil.
Localização: Santos Reis (entrada para Macega), Caixa Postal 1061.

Usina Maurício Cardoso

Não há registro da data de construção da Usina. O local ocupado pela Usina hoje já foi a Praça Borges de Medeiros. A Usina Mauricio Cardoso foi construída pelo engenheiro Eugen Thudium, nascido na Alemanha, e foi inaugurada em 22 de maio de 1938.
Capacidade: A usina abastecia Montenegro, Porto dos Pereiras, Porto do Maratá, Pareci Novo e São Sebastião do Caí, com um motor de 600HP da marca Deutx Otto. O motor era movido a gás pobre e acoplado a um dínamo de corrente alternada. Usava como combustível lenha e carvão. Dispunha de dois gasogênios, sendo um para lenha e outro para carvão.
Antigos moradores locais contam que a construção tremia quando as máquinas funcionavam, parando somente aos sábados para a limpeza geral. A parada definitiva ocorreu em 1º de novembro de 1955, quando a Prefeitura firmou contrato com a CEEE, passando a administração da Usina e o fornecimento de energia à cidade para a estatal. Hoje na Usina funciona como sede da Câmara de Vereadores e sedia diversos eventos artísticos e culturais.
Localização: rua Coronel Álvaro de Moraes, 1515

Montenegrinos ilustres




Nenhum comentário:

Postar um comentário